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ADAPTAÇÕES - SISTEMAS MAIS UTILIZADOS

Existe uma enorme variedade de sistemas, alguns são específicos para um tipo de usuário, por isso não se encontra todos prontos para serem instalados. Veja abaixo a descrição de alguns sistemas mais usados, se nenhum deles lhe atender, procure as empresas especializadas, elas possuem um departamento técnico capaz de atendê-lo em sua necessidade.




Veja, abaixo, alguns recursos tecnológicos e sistemas mais utilizados.
Acelerador e freio manual:
"Push and Pull" Acionamento mecânico através de uma alavanca instalada abaixo do volante. Permite controlar o acelerador e/ou o freio do veículo usando apenas uma das mãos. Instalação tranferível, além de fácil e rápida.
Embreagem eletrônica:
Acionamento elétrico-pneumático. Permite acionar a embreagem do veículo, simplesmente apertando um botão instalado na manopla da alavanca de câmbio. Estes mecanismos transformam a transmissão em semi-automática. Não interfere no uso original da embreagem, também é transferível e facilmente instalável.
Embreagem de gatilho:
Acionamento pneumático permitindo controlar a embreagem através de uma alavanca parecida com um freio de bicicleta, instalado na alavanca do câmbio. Alguns sistemas são acionados por válvulas pneumáticas que aliviam o esforço do usuário. Este equipamento é preciso e rápido na troca de marchas, mas pode ser cansativo e inadequado para pessoas com mobilidade manual comprometida. É um sistema ultrapassado, porém de custo mais baixo. Está sendo substituido por sistemas mecânicos e eletrônicos mais modernos. Não afeta o uso do sistema original do veículo e é tranferível, além de fácil instalação.
Embreagem computadorizada:
Este é um sofisticado sistema eletrônico-pneumático com gerenciamento feito através de um circuito eletrônico, permitindo a automação completa da embreagem. Este recurso permite ao motorista dirigir qualquer modelo de veículo com transmissão mecânica, sem se preocupar com o controle da embreagem nas arrancadas, passagem das marchas e paradas. O sistema permite ser programado pelo motorista, ao seu estílo de dirigir, podendo ser desativado, retornando ao seu funcionamento normal, tudo através de um painel de comandos. O sistema aciona a embragem, através de um sensor infra vermelho que identifica o movimento da alavanca de câmbio. O Mercedes-benz Classe A , como outros modêlos de linha, possuem sistemas equivalentes porém mais avançados. O sistema foi desenvolvido e é indicado para pessoas impossibilitadas de usar embreagens convencionais ou outros tipos de adaptações. É extremamente confortável, não sendo exclusivo para portadores de deficiência mas, também, para quem é obrigado a suportar congestionamentos diariamente.

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