Publicado em junho de 2008
Por Gabriel Martins
Carros: Nacionais ou Importados?
Primeiramente, quero frizar que este artigo foi criado a partir da dúvida de um dos nossos visitantes, que nos enviou a seguinte questão:
''Sou PPD e estive verificando no site de vocês que existem carros, que geralmente o pessoal da concessionária sempre nos informa que não é possível saírem de fábrica automáticos, eu gostaria de saber como se consegue esse milagre, pois preciso adquirir um e a maioria são importados e caros...''.
Bem, possivelmente este visitante deve ter visto em nossa seção de classificados vários anúncios de venda de veículos nacionais, usados, equipados com câmbio automático.
Primeiro é preciso esclarecer um ponto: o que se refere a carros importados e nacionais. Alguns carros entendidos, por algumas pessoas, como sendo importados, na verdade também são nacionais, pois são montados no Brasil, por isso têm desconto de impostos na venda para pessoas que têm este direito, como os deficientes e os taxistas. Se estes carros fossem considerados pela legislação como importados não haveria os descontos.
Um dos fatores que torna os carros tidos como importados mais caros é a alta tecnologia usada neles, esta sim é importada. Outro fator que os encarece são os itens de segurança que, no Brasil, são considerados acessórios de luxo, enquanto em seus países de origem são itens obrigatórios, como air bag e freios com sistema ABS etc.
Por cultura, os carros tidos por algumas pessoas como sendo nacionais seriam apenas os montados pela GM, Fiat, Ford e Volkswagen. Mas, para se ter uma idéia, alguns modelos nacionais de luxo, se inseridos todos opcionais, chegam muito perto dos preços de modelos tidos como importados.
Pesquisamos junto às montadoras GM, Fiat, Volkswagen e Ford quais os modelos mais baratos com cambio automático oferecidos por estas, e os respectivos valores sugeridos para a venda.
Os preços sugeridos pelos fabricantes foram informados em 30 de maio de 2008.
No caso da
GM, o Corsa com câmbio automático deixou de ser fabricado em 2007. E os modelos montados atualmente com câmbio automático e os preços sugeridos pela fábrica são:
Astra Hatch: R$ 53.579,00;
Astra Sedan: R$ 55.078,00;
Meriva Prêmio R$ 58.483,00.
Fiat - Stylo Dual Logic 1.8 Flex (preço sugerido pela fábrica R$ 55.120,00)
A
Volkswagen tem o Golf 2.0 e o Golf Confort Line (a fábrica não informa o preço sugerido)
A
Ford tem os seguintes modelos automáticos como os respectivos preços sugeridos:
Focus, R$ 69.625,00 e Fiusion: R$ 83.620,00 (sem teto solar). Já o Eco Sport tem vários modelos com opções e combinações de combustível e de potência com 2.0 e 1.6, assim os preços variam muito. Os preços dos veículos podem ser obtidos no site da Ford, no link ''Monte o seu'', no seguinte endereço:
https://www.ford.com.br/Default.asp#inicio
* Todos s preços informados são sem as isenções
* Os preços são apenas sugeridos pelas montadoras, as concessionárias praticam suas próprias tabelas com descontos, promoções etc.
Dentre os tidos como importados, o mais barato, quando este artigo foi escrito, seria o Peugeot 206. Mas não fomos informados sobre o valor exato do veículo.
Comprar um carro popular e adaptá-lo para automático, ou seja, trocar o câmbio, é casar com o mecânico, pois, além de muito caro, o serviço raramente fica perfeito, acarretando constantes manutenções. É como o ar condicionado: só os de fábrica.
Portanto, para o deficiente condutor (que vai dirigir), mas que não pode adquirir um carro automático novo, mesmo com as isenções, a opção é comprar um carro popular (com as isenções) com câmbio mecânico e adaptar a embreagem, conforme a exigência da perícia médica do Detran. As empresas que fabricam a adaptação para embreagem são:
Cavenaghi - www.cavenaghi.com.br
Guidosimplex - www.guidosimplexdrive.com.br