1: Fique atento. Os meios de comunicação sempre divulgam as datas de concursos públicos. Muitas empresas de grande porte investem na capacitação de PPDs, assim como empresas especializadas em RH. Tente localizar seus telefones e informe-se.
2: Procure estar capacitado para atender as oportunidades, pois as empresas estão tendo dificuldade em colocar deficientes qualificados, nas vagas criadas pela legislação.
Veja mais dicas, tanto para os que já estão empregados quanto para os que pretendem vencer a concorrência na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.
Nossas dicas são baseadas em pesquisas próprias e em matérias divulgadas na imprensa de um modo geral. Assim, sempre que a informação for proveniente de uma fonte que não própria, divulgaremos de onde a informação foi colhida.
Para começar lemos a revista Veja (ESPECIAL ANO 2000 - Sua Carreira), que publicou uma edição especial sobre o assunto, pelo que, parabenizamos a - Veja -, e ao grupo de jornalistas que desenvolveu e concluiu a matéria de forma brilhante. Aproveitamos para registrar nossos agradecimentos pela gentil autorização para reproduzirmos parte desta matéria.
*Fonte: VEJA ESPECIAL ANO 200 - Sua carreira.
VEJA perguntou às 100 maiores empresas do Brasil do que elas mais gostam e o que menos toleram nos profissionais.
Confira os resultados por ordem de importância.
O QUE AJUDA
|
|
O QUE ATRAPALHA
|
Quais são as características mais valorizadas num jovem funcionário?
1º Versatilidade
2º Domínio da Internet
3º Preocupação constante em manter-se atualizado.
|
Estas são as características que mais desagradam no ambiente de trabalho.
1º Presunção.
2º Subserviência.
3º Insegurança.
4º Teimosia.
|
O que mais chama a atenção das companhias no histórico de um candidato?
1º Domínio de dois idiomas estrangeiros.
2º Experiência de intercâmbio fora do país.
3º Pós graduação.
4º Bom desempenho na faculdade. |
Quer deixar seu chefe irritado? Então cometa um dos pecados abaixo.
1º Chegar atrasado aos compromissos.
2º Ficar tomando cafezinho de meia em meia hora e fofocando com oscolegas.
3º Passar horas ao telefone resolvendo problemas particulares.
4º Consumir boa parte do expediente navegando na Internet.
|
Mais dicas da Revista VEJA. Aproveitem!
"Se você pensa que a vida de estudante chega ao fim depois da formatura, está enganado. O diploma apenas garante o primeiro emprego, mas a sua permanência no mercado de trabalho dependerá sempre de aperfeiçoamentos e reciclagens constantes."
"Mantenha-se "empregável", qualifique-se e atualize-se sempre, assim se você for demitido ou resolver demitir-se,
não lhe faltarão oportunidades e mesmo que isto não aconteça, você estarã sempre credenciado a ocupar os postos mais disputados na empresa em que você trabalha."
"Lembre-se que a concorrência não pára só porque você conseguiu seu emprego. Além do mais, dependendo de quanto tempo você ficou procurando emprego, muita coisa pode ter mudado, mantenha-se informado."
"Por outro lado, não é recomendável que se estude feito maluco, o dia tem vinte e quatro horas, praticar esportes, ir ao cinema, teatro, namorar, ler e sair com os amigos (se você escolher bem suas amizades), além de ser necessário e saudável pode mantê-lo bem informado e atualizado."
Fonte: Os texto acima foram extraídos da revista VEJA ESPECIAL ANO 2000 - Sua Carreira
A hora da entrevista
Hoje, para conseguir um emprego é muito importante estar qualificado para o cargo pretentido; mas ainda assim pode não ser suficiente. A entrevista pode ser determinante...
Leia também as dicas para a hora da entrevista