Ir para página inicial

Truques da ''Vovó Ligadona''

Para fazer uma pergunta, clique na Vovó Ligadona "Meu queridos netos, a gente tem várias formas de aprender: com a própria vivência (que pode ser mais doloroso), estudando, lendo bons livros, escolhendo o tipo certo de companhia para convivermos e o tipo de informação que nos é dado, só assim ficaremos bem informados. A diferença é que o que se aprende durante a vida às vezes se aprende um pouco tarde e este "um pouco tarde", pode ser tarde demais."
(Vovó Ligadona)

Para fazer uma pergunta, clique na imagem da vovó.
Leia a nossa » polÍtica de privacidade «
  ←  Ver índicie


Cuidados com os Cabelos

Dicas para cuidar dos cabelos e mantê-los saudáveis.
Mais que cuidados excessivos e exagerados, a receita do cabelo saudável é a sua limpeza constante.

  • Lave sempre com xampu adequado ao seu tipo de cabelo. Sabonete e sabão ressecam o couro por causa da ação de detergente.
  • Penteie sempre devagar, começando pelas pontas, de preferência com pentes de madeira, que neutralizam a eletricidades estática do cabelo e jamais use secador. Evite pentes com dentes muito fino e pouco espaçados, as escovas plásticas e, também, as escovas sem as pontas arredondadas. Forçar demais os fios, principalmnte com escovas, pode causar rachaduras nos fios.
  • Não esfregue a toalha nos cabelos, use-a apenas para comprimir os cabelos contra o couro cabeludo.
  • Na praia ou na piscina proteja a cabeça para prevenir câncer no couro cabeludo. Para os carecas a proteção deve ser constante. Não deixe de usar touca na piscina, o cloro não é nada bom para os cabelos.
  • O estresse, entre inúmeros problemas causados à nossa saúde, também gera calvície, de acordo com o estudo feito pelo Departamento de Psicologia do Goldsmith's College, de Londres
  • Uma boa dica é deixar o couro cabeludo limpo para não sufocar os folículos. Lave sempre o seu cabelo com bons produtos e não deixe que seu couro cabeludo fique empastado de cremes ou oleosidade, que, inclusive, obstruem a natural saída do suor.
  • Para completar: a nossa alimentação influencia diretamente na saúde, portanto, em nosso corpo e na nossa vida. Como não poderia deixar de ser, a beleza dos nossos cabelos é uma resposta dos cuidados que damos a eles, inclusive através da alimentação. É preciso consumir verduras variadas, proteínas e frutas. E nada de regimes sem orientação médica. Quem faz regime por conta própria pode ficar desnutrido e, com isso, ter queda de cabelos.
Lendas e mitos sobre os cabelos, segundo os dermatologistas:

  • Fases da lua: Esse é um mito cultural, de forma alguma as fases da lua interferem nos cabelos.
  • Cortar cabelo todo mês: Em média o cabelo cresce de 1 a 1,5 centímetros por mês. Se você corta toda hora, ele nunca consegue chegar no tamanho que você quer. Deve-se cortar os cabelos, pelo menos, de três em três meses.
  • Ampolas de vitaminas: Alguns produtos prometem estimular os fios, mas não adianta, o crescimento só é estimulado de dentro para fora.
  • Massagens no couro cabeludo: Elas são boas para relaxar, mas não ajudam no crescimento.
  • Shampoo de jaborandi: Os fios podem ficar bonitos, mas o shampoo não faz o cabelo crescer.
  • Esticar os cabelos e fazer tranças: Muito cuidado, puxar os fios pode fazer com que eles se quebrem!
  • Anticoncepcional no shampoo: Segundo os médicos, é um desperdício de comprimidos.
  • Shampoo de cavalo: Acredite quem quiser, mas muitas meninas adotaram o shampoo de crina de cavalo para estimular o crescimento. "Penso que isso não faz sentido porque a crina do cavalo é naturalmente muito mais forte que os nossos fios. Acho arriscado usar esse tipo de produto porque as químicas usadas não fazem mal ao cavalo, mas podem irritar o couro cabeludo e você pode perder mais fios de cabelo", alertou o dermatologista consultado.
Voltar para perguntaVoltar para perguntas



A Vovó fez uma tabela para explicar o que é falso e o que é verdadeiro sobre cabelos.

FALSO   ↓

VERDADEIRO   ↓

Lavar os cabelos todos os dias enfraquece os cabelos.   → Couro cabeludo muito oleoso deve ser lavado diariamente.
Cabelo branco é sinal de velhice.   → A causa da chamada "canice", continua indefinida. O normal é começar aos 35 anos, mas pode surgir até aos 20. Os fios se tornam brancos quando não há mais produção de melanina na raiz. E isso é decorrência natural da idade, sem esquecer, também, o fator hereditário.
Cortar cabelo regularmente ajuda a prevenir a queda.  → O corte regular dos cabelos, só tem efeito estético, normalmente se perde entre 30 e 90 fios por dia.
Caspa é sinal de cabelo mal lavado.   →

A caspa é gordura endurecida, expelida em camadas. É um distúrbio do organismo e não há cura, só controle. Gordura, frituras, doces, manteiga, carne gorda, chocolate etc. tendem a agravar o problema. Lave sempre com sabão neutro e muita água. Se com uma boa alimentação e os cuidados na lavagem não resolverem, procure um dermatologista ou endocrinologista.

Dormir com cabelo molhado faz cair muitos
fios e apodrece a raiz.   →
O problema é o risco de uma infecção como gripe ou resfriado.
Quem não tem calvos na família,
não corre o risco de ficar calvo.   →
Quem tem calvos na família, corre mais riscos de perder cabelos. Por característica é hereditária mas, doenças, medicamentos, traumatismos, stress, tensão, e alteração hormonal também influenciam.

Voltar para perguntas Voltar para perguntas


   ←  Ver índice


www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados