Ir para página inicial

  ← Ver índice
TRUQUES DA "VOVÓ LIGADONA"

Para me fazer uma pergunta, clique na Vovó Ligadona "Meu queridos netos, a gente tem várias formas de aprender: com a própria vivência (que pode ser mais doloroso), estudando, lendo bons livros, escolhendo o tipo certo de companhia para convivermos e o tipo de informação que nos é dado, só assim ficaremos bem informados. A diferença é que o que se aprende durante a vida às vezes se aprende um pouco tarde e este "um pouco tarde", pode ser tarde demais."
(Vovó Ligadona)

Para fazer uma pergunta, clique na imagem da vovó.
Leia a nossa » polÍtica de privacidade «


BARATAS

Os registros mais antigos de baratas datam do período Carbonífero (há 320 milhões de anos). ... com o impacto de um enorme meteóro sobre o planeta terra grande parte dos seres vivos foram extintos; exceto as baratas.

Perigos para a saúde
As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, principalmente gastroenterites e alergias, carregando vários agentes patogenicos através de seu corpo, patas e fezes, pelos locais por onde passam (são por isso consideradas vetores mecânicos).

Medidas Preventivas
As medidas preventivas baseiam-se, principalmente, no controle ambiental. Deve-se interferir com o máximo rigor nas condições de abrigo e alimento, pois tudo o que elas precisam é de alimento e de um lugar para se esconderem.

Cuidados fundamentais:
   • Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários, gavetas, e todo tipo de material que adentre ao ambiente e possa estar servindo de transporte ou abrigo às baratas e suas crias;
   • Limpar o local total e cuidadosamente e todos os pertences nele inclusos (fornos, armários, despensas, eletrodomésticos, coifas, sob pias), onde quer que possa acumular gordura e restos alimentares;
   • Acondicionar o lixo em sacos plásticos e dentro de latas apropriadamente fechadas e limpas;
   • Vedar frestas, rachaduras e vãos que possam servir de abrigo;
   • Colocar telas, grelhas, ralos do tipo "abre-fecha", sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses insetos através de ralos, encanamentos e espaços entre as portas e o assolho.

Ciclo de vida
As baratas colocam os seus ovos em uma cápsula chamada ooteca. Essa ooteca pode ser carregada pela fêmea até próximo à eclosão dos ovos (Blatella germanica), ou depositam em local apropriado, normalmente frestas, fendas, gavetas ou atrás de móveis (Periplaneta americana). Cada ovo dará origem à uma ninfa, que, através de várias mudas dará origem ao inseto adulto. As ninfas são menores que as adultas, não possuem asas e são sexualmente imaturas.

A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 à 50 ovos. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 à 20 ovos em cada ooteca. Quanto maior a temperatura e a umidade , menor será o tempo para o ovo chegar à fase adulta.

Hábitos
Em áreas urbanas as espécies de baratas mais comuns são duas: a barata de esgoto (Periplaneta americana) e a francezinha ou alemãzinha (Blatella germanica). São ativas principalmente à noite quando deixam seus abrigos à procura de alimentos.

Possuem hábitos alimentares bastante variados, preferindo àqueles ricos em amido, açúcar ou gordurosos. Podem alimentar-se também de celulose como papéis, ou ainda excrementos, sangue, insetos mortos, resíduos de lixo ou esgoto. Tem o hábito de regurgitar um pouco do alimento parcialmente digerido e depositar fezes, freqüentemente ao mesmo tempo em que se alimentam. Preferem locais quentes e úmidos.

A barata de esgoto normalmente habita locais com muita gordura e matéria orgânica em abundância como galerias de esgoto, bueiros, caixas de gordura e de inspeção. São excelentes voadores.

A barata francezinha habita principalmente cozinhas e despensas em locais como armários, gavetas, interruptores de luz, aparelhos eletrodomésticos, dentro de vãos de batentes, rodapés, sob pias, dutos de fiação elétrica e locais como garagens ou sótãos com depósitos de papel e principalmente caixas de papelão, entres outros. Passam 75% do seu tempo abrigadas próximos aos alimentos.

Percebe-se que um local está infestado por baratas através de sinais como fezes, ootecas vazias, esqueletos ou cascas de ninfas quando estas se transformam em adultos, e em altas infestações, observa-se as baratas durante o dia e há odor característico.

Alérgenos de Baratas Persistem Mesmo Após a Exterminação dos Insetos e Limpeza da Casa

Conseguir se livrar das baratas e dar uma faxina na casa pode não ser suficiente para livrar você e sua família dos alérgenos destes insetos, que permanecem em quantidades suficientes para causar doenças.

É o que demonstrou o Dr. Peyton A. Eggleston da Universisdade John Hopkins, que apresentou seu estudo de 16 casas no encontro anual da Academina Americana de Alergia, Asma e Imunologia.

As baratas são uma praga urbana comum, e além de causar doenças por carregarem diretamente sobre suas patas e corpo microorganismos capazes de causar doença (bactérias, fungos, vírus) podem ainda causar reações alérgicas devido à grande quantidade de antígenos que liberam no meio ambiente, que podem sensibilizar e causar doença nos moradores, sobretudo nas crianças.

O Dr. Peyton estudou 16 casas urbanas, todas reconhecidamente infestadas por baratas. Três destas casas foram mantidas sem tratamento e serviram como controles no estudo.

Após eliminação total das baratas, e limpeza das casas, os níveis de alérgenos caíram em 91%, mas a quantidade de antígenos que persistiu era suficiente para causar reações alérgicas.

As casas foram tratadas por profissionais, que utilizaram pesticidas em forma de gel e em forma líquida. A seguir as casas tratadas foram limpas com soluções de hipoclorito de sódio, na tentativa de reduzir a zero o nível de antígenos de baratas.

Estudos em laboratório haviam demonstrado que o hipoclorito de sódio, o ingrediente ativo da água sanitária, dissolve os alérgenos derivados das baratas.

Porém, conforme demonstrado neste estudo, o hipoclorito de sódio parece perder sua eficácia ao entrar em contato com outras proteínas do ambiente, como partículas de comida. Assim, sua eficácia total não foi demonstrada nas casas estudadas, devido à presença abundante de vários tipos de proteínas.

Em resumo, este artigo mostra que podemos reduzir a quantidade de alérgenos destes insetos, mas que ainda não sabemos como eliminá-los totalmente.

(Copyright © 2000 eHealth Latin America)
   ←  Ver índice
INSETICIDAS: USE-OS COM SEGURANÇA.
Se você vai mexer com inseticidas, preste atenção nas seguintes dicas de segurança:
  • Verifique se o produto serve para o tipo de inseto que você pretende eliminar.
  • Leia com atenção o rótulo, principalmente o prazo de validade e as instruções de uso, dando preferência para o que trouxer informações mais completas.
  • Observe se as embalagens não estão violadas.
  • Prefira as que têm tampa com dispositivo de travamento à prova de crianças.
  • Prefira os que têm cheiro de inseticida. Assim, você não abusará do produto inadvertidamente.
  • Guarde os produtos fora do alcance de crianças e animais.
  • Antes de aplicar, releia as instruções e tome os cuidados necessários.
  • Nunca aplique na presença de pessoas ou animais.
  • Nunca aplique em locais que serão ocupados por pessoas asmáticas ou com outras doenças respiratórias.
  • Abra as janelas depois da aplicação.
  • Lave bem as mãos depois da manipulação de inseticidas ou repelentes.
   ←  Ver índice


www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados