Ir para página inicial


 ← Ver índice

"A - rampa de acesso - para o futuro é a preservação! Preservar é melhor que recuperar!"   (Drª Olga Ester C. Birman Martins)

Notícias

Humanidade tem apenas sete anos para estabilizar emissões de gases

Em: 05/07/2008

O presidente do IPCC, Rajendra Pachauri / Foto: AP/Divulgação O presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas, Rajendra Pachauri, afirmou que a humanidade tem apenas sete anos para estabilizar as emissões de gases que causam o efeito estufa.



Rajendra Pachauri, presidente do IPCC / Foto: AP/Divulgação

"Temos uma janela de oportunidade de apenas sete anos, pois as emissões terão que chegar ao máximo até 2015 e diminuir depois disso. Não podemos permitir um atraso maior", afirmou.

Pachauri disse a ministros da União Européia, que participam de uma reunião de dois dias em Paris, que as tentativas de enfrentar o problema vão fracassar se o bloco não assumir a liderança nas negociações mundiais.

"Se a União Européia não liderar, temo que qualquer tentativa de fazer mudanças e de gerenciar o problema da mudança climática vai desmoronar", disse. "Vocês não conseguirão trazer os Estados Unidos, a América do Norte (para as negociações). Vocês não conseguirão trazer outros países do mundo também."

Segundo Pachauri, estão surgindo provas de que as mudanças climáticas estão se acelerando mais do que o previsto. As ondas de calor e as temperaturas subindo causam derretimento de geleiras e enchentes.



www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados