Ir para página inicial


 ← Ver índice

"A - rampa de acesso - para o futuro é a preservação! Preservar é melhor que recuperar!"   (Drª Olga Ester C. Birman Martins)

Notícias

DETER (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) verifica 1.096 km2 desmatados na Amazônia em maio de 2008

Inserida em 15/07/2008


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta terça-feira (15) os dados do sistema Deter, sigla de Detecção do Desmatamento em Tempo Real, sobre o desmatamento da Amazônia em maio. Foram 1.096 km² da floresta mapeados como corte raso ou degradação progressiva durante o mês, período em que 46% da Amazônia Legal esteve coberta por nuvens. Esta área é semelhante à verificada em abril, quando foram detectados 1.123 km² desmatados com 53% de cobertura de nuvens.

Do total verificado pelo DETER em maio, 646 km2 correspondem ao Mato Grosso, número 19% menor ao verificado em abril, que mostrou 794 km2. Também foram identificados 262 km2 no Pará, ante apenas 1,3 km2 no mês anterior. O aumento no Pará se explica pela área coberta por nuvens – enquanto em abril apenas 11% do Pará pôde ser visto pelos satélites, em maio a observação aumentou para 41% da área do estado.

Os dados do sistema DETER referentes ao mês de junho serão divulgados no dia 29 de julho. Da mesma forma que o levantamento de maio, os dados de junho do DETER estão sendo qualificados com imagens dos satélites Landsat e CBERS, que apresentam melhor resolução espacial.

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - www.inpe.br



www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados