Bem-vindos à página da Bruxinha Simpática
Leve-me para a página inicial

Obrigado pela sua visita e volte sempre. Lembre-se: muito trabalho, determinação e esforço valem mais do que qualquer feitiço.
Olá! Eu sou a Bruxinha Simpática.

Coloque a setinha
sobre mim.
LEIA ISTO, É IMPORTANTE.
As informações aqui apresentadas estão em caráter estritamente informativo, portando, não constituem intenção ou sugestão para que substituam consultas, acompanhamentos e devidos cuidados médicos.
Deixar de procurar os cuidados médicos, pode causar sérios danos à sua saúde.
Pessoas com alergia, gestantes, nutrizes, assim como todos, devem estar com seus exames preventivos devidamente atualizados, além estarem atentos a quaisquer sintomas anormais ocorridos com a sua saúde, informando e procurando a orientação do seu médico.

Ponha o cursor sobre o caldeirão e veja o que tem nele.
Simpatias para fazer o amor voltar, ficar mais charmosa, não perder dinheiro, ganhar mais, conseguir emprego ou manter o seu, atrair fortuna, contra o azar etc. Clique e fique poderosa
simpatias
Conheça os efeitos das pedras. A ÁGATA reforça os efeitos das outras pedras da família do quartzo [principalmente cristal claro]. Tonifica e fortalece corpo e mente
conheça as pedras
Utilizados deste antes de Cristo, algumas comidas, temperos e ingredientes garantem, ou pelo menos prometem, aumentar o apetite sexual de quem as ingere.
afrodisíacos
Qum disse que gato preto dá azar? Veja o poder das cores das velas e as propriedades do mel
curiosidades
Para quem quer ter um ótimo astral, disposição e energia suficiente para voar em busca dos seus objetivos, o melhor feitiço é uma boa saúde. Veja o poder dos alimento integrais.
alimentos integrais


 Leia nesta página
Tipos de alimentos integrais
Mel
Composição do mel
Tipos de mel
Alimentos transgênicos
Para quem quer ter um ótimo astral, disposição e energia suficiente para "voar" em busca dos seus objetivos, nenhum feitiço é melhor que uma boa saúde. Já sabemos que ela vem através de bons hábitos alimentares, nada de vícios e de se estressar, não esquecendo da prática de uma ginástica monitorada e sem execessos.
Se você conseguir juntar a sua determinação e capacidade a estes ingredientes, você terá muito poder.

O QUE SÃO OS ALIMENTOS INTEGRAIS?
*

Alimento integrais são aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento.

Os cereais integrais ainda possuem películas que envolvem os grãos, ricas em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais.

A retirada desta película, através do processo de beneficiamento, leva a um considerável empobrecimento do produto com relação aos vários nutrientes, restando praticamente só o amido (carboidrato). Para que tais amidos possam ser absorvidos, torna-se necessária a presença de vitaminas e minerais. Se estas vitaminas não são fornecidas pelo alimento (que é o caso dos alimentos beneficiados) o próprio organismo terá que fornece-las, retirando de seus estoques, e isso em algum tempo leva ao empobrecimento vitamínico e desequilíbrio do funcionamento do corpo (cansaço físico, cansaço mental, gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos membros, artrite...).

Prefira alimentos integrais (açúcar mascavo, grãos integrais, pães integrais) pois estes fornecem todos os nutrientes necessários à manutenção do nosso corpo.

*Fonte: Livreto Mundo Verde - publicação do Mundo Verde Franchising.


CONHEÇA ALGUNS TIPOS DE ALIMENTOS INTEGRAIS*

RUNAS:
Feita do açúcar mascavo, através de um processo de centrifugação. Tem sabor mais suave que o mascavo. Este açúcar serve para as pessoas que querem deixar de usuar o açúcar refinado.

AÇÚCAR MASCAVO:
É o açúcar de cana integral (que não passa pelos processos de refino e industrialização). Tem uma coloração marrom e sabor como de rapadura moída. Rico em cálcio, ferro, potássio e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado.

É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.

AGAR - AGAR:
É um pó branco extraído de algas, que quando colocado em água a absorve tomando uma consistência gelatinosa. Além de ser um substituto para a gelatina comum no preparo de sobremesas, auxilia a reduzir a fome e a regularizar o intestino.

ALGAS MARINHAS:
Ricas em sais minerais, ajudam a eliminar resíduos alimentares tóxicos (alimentos industrializados) do nosso corpo. Na alimentação, são utilizadas de várias maneiras: cozidas em sopas ou junto com algum cereal integral, fritas, como recheio de legumes e etc. Atuando no fortalecimento do organismo, dos ossos, dos cabelos, ajudam no tratamento da obesidade, em envenenamentos por metais pesados, ferimentos, celulite, febre, eczema, doenças hepáticas, gota, problemas menstruais, doenças renais, etc.

ALGA "NORI":
de cor violeta ou púrpura, tem a textura de uma folha de papel fina, muito empregada para enrolar o "sushi" japonês, é rica em vitaminas B e C e proteínas.

ALGA "WAKAME":
conhecida pelos ingleses como "Kelp", é fina e verde, muito rica em cálcio e iodo. E ótima em sopas.

ALGA "KOMBU":
Quando colocada em molho na água parece retornar à vida, aumentando de tamanho, excelente em sopas e, até mesmo, quando servida cozida e sem acompanhamento. Rica em cálcio, fósforo e iodo.

ARARUTA -:
Araruta é uma raiz branca. O creme feito com araruta é recomendado para distúrbios intestinais (disenterias, diarréias) e problemas respiratórios (gripe, bronquite). Restaurador de forças. Excelente fortificante quando acompanhado de ameixa umeboshi. Misturado com shoyu é bastante eficaz contra gripe e infecções na garganta. É muito utilizada para engrossar sopas, mingaus, pudins, geléias, cremes, molhos, etc.

AVEIA (FARELO DE AVEIA):
É a película do grão de aveia que por possuir uma rica quantidade de fibras hidrosolúveis, consegue eliminar o alto nível de colesterol no sangue, após oito semanas de uso constante.

O cozimento da aveia é ótimo tônico fortificante, também, para convalescentes. Excelente nas enfermidades dos rins, pulmões, garganta, diabetes, reumatismo e enfraquecimento.

AVELÃ:
Excelente tônico cerebral. O óleo é utilizado como tônico capilar de grande eficácia contra queda de cabelo.

BANANA PASSA:
Produto alimentício proveniente da desidratação controlada da banana, preservando muito de suas propriedades nutritivas. Isento de aditivos ou conservantes em todo o processo de produção. Boa fonte de fosfato, potássio, magnésio e cálcio.

ARROZ INTEGRAL:
Como alimento principal, bem mastigado e ensalivado é um poderoso alimento-medicamento. É extremamente importante como auxiliar no tratamento de vários distúrbios como:
- desequilíbrio psíquico e falta de memória
- purificador do sangue e aparelho digestivo
- se comido puro, faz cessar diarréias e gases
- auxilia o tratamento de alergias
- Por ser rico em fibras auxilia o tratamento de prisão de ventre
- auxiliar em inflamações cutâneas.
Além disso, é um alimento praticamente completo, possuindo a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para a formação de novas células. Rico também nas vitaminas A, B, B2, B5, B6, E e os minerais, cálcio, fósforo, ferro, etc.

Dica para o preparo: Refogue alho e cebola em um pouco de óleo na panela. Depois acrescente o arroz lavado e deixe-o tostar mexendo sempre até que fique ligeiramente dourado. Acrescente água quente, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando. Acrescente mais água quente a medida que a água for evaporando. Cozinhe de 30 a 50 minutos e deixe a água evaporar por completo. Depois de pronto acrescente gersal e molho shoyu e sirva.

AVEIA (GRÃOS OU FLOCOS):
É também um cereal de grande importância no uso terapêutico. É reconhecidamente um cereal ENERGÉTICO.
- famoso por aumentar a resistência física
- auxiliar no tratamento da impotência sexual
- auxiliar no tratamento e prevenção de anemia
- é hipoglicemiante, auxiliando a regularização da taxa glicêmica (açucar), sendo especialmente recomendada aos diabéticos
- estimula a tireóide aquecendo o corpo no inverno
É rica em vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, cloro, magnésio e manganês.
Excelente para convalescentes e atletas.

BROTOS:
O hábito de ingerir grãos brotados ou germinados como brotos de feijão azuki, lentilha, alfafa, trigo, arroz, etc., já faz parte dos hábitos alimentares de quase todo o mundo. São excelentes fontes de vitaminas, (entre elas a vitamina C), e minerais.
- auxiliam o tratamento de esgotamento físico, estresse
- recomendado para convalescenças, doenças crônicas
- quilibrador do sistema nervoso
- auxiliar na recuperação de infecções, viroses
- estimulam a lactação
- na complementação alimentar de crianças e atletas.

CASTANHA DO PARÁ:
Rica em proteínas e devido ao seu alto teor em magnésio, é considerada útil na prevenção de câncer, estimula a produção de leite nas lactantes é tônico cerebral e geral do organismo.

CENTEIO (GRÃOS, FARINHA, FLOCOS):
É um excelente alimento usado há milênios na confecção de pães. Indicado para os casos de:
- hipertensão arterial, doenças cardíacas, arterioesclerose, falta de memória
- é rico em cálcio, ferro, magnésio e fosforo
- fluidifica o sangue, favorecendo a circulação e tornando os vasos sanguíneos elásticos.

CEVADA (CAFÉ DE CEVADA):
Com os grãos torrados e moídos, prepara-se o "café de cevada" que acalma os nervos e é excelente fortificante para o cérebro. Tônico para o coração.

CEVADA EM GRÃO (CEVADINHA):
Cereal leve e refrescante, pode ser consumido em forma de pão, os grãos cozidos (puros ou em sopas)
- auxilia o tratamento de inflamações do aparelho digestivo e genito-urinário
- evita desarranjos intestinais
- restarador do equilíbrio nervoso
- favorece o rejuvenecimento dos tecidos
- garante boa calcificação nos ossos
- rico em cálcio, otássio, fósforo, silício, vitamina B e caroteno.

DAMASCO SECO:
Excelente fonte de ferro para a formação de glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo a anemia. Abundante em silício, cálcio, fósforo e potássio, além de próvitamina A e vitamina B12

ERVILHA - LENTILHA:
Têm alto teor de carboidratos e fibras. Baixo teor de gordura. Boa fonte de vitamina B e sais minerais. Usadas em sopas, saladas e para acompanhar cereais, substituindo a carne.

FARELO OU FIBRA DE TRIGO:
Evita problemas no intestino como a diverticulite e a prisão de ventre. Baixíssimo teor calórico. Usado no tratamento da obesidade. Consumir com frutas amassadas, leite, sopas, sucos, pães e bolos.

FARINHA DE TRIGO INTEGRAL:
É o grão trigo moído sem que tenha passado pelo processo de refinamento. Utilizada no preparo de bolos e pães, em substituição à farinha branca comum, que no processo de refino, perde vitaminas A, B, Zinco, Magnésio, Cromo, e outros 21 nutrientes importantes ao bom funcionamento do nosso corpo.

FEIJÃO AZUKI:
Possui grau de fermentação inferior aos demais feijões. Seu preparo é igual ao do feijão comum. É indicado para evitar formação de cálculos nos rins e na vesícula, regula a hipertensão natural e o excesso de açúcar nos diabéticos. Torrando-se os grãos do feijão azuki e adicionando-se água é preparado um chá especial para diabéticos e para eliminação do excesso de ácido úrico. Excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B.

GELÉIA REAL:
É um super alimento produzido pelas abelhas rainhas. É um maravilhoso conjunto de vitaminas e relativamente barato. Indicado para o rejuvenecimento da pele, auxiliar em convalescença, principalmente na tuberculose; alívio da asma; dores reumáticas; obtenção de sono tranquilo, revigoramento geral, regularização das funções cardíacas, hepáticas, renais e intestinais; melhora o apetite, desenvolvimento de crianças; eliminação de depressão e esgotamento nervoso; alívio para mulheres na menopausa; tosse, resfriados e bronquites.

GERGELIM:
Sementes pretas e brancas (ou amarelas). Contém lecitinas e fosfatos em abundância. Alimento específico para o sistema nervoso, aumenta a atividade e o reflexo do cérebro. Ricas em Vitaminas A, cálcio, proteínas e calorias.

GERME DE TRIGO:
Grande valor alimentício (vit. E, B, outros complexos B e proteínas). Protege o organismo contra a poluição. Excelente em caso de esterilidade e distúrbios da menopausa (insônia, tensão). Diminui a tensão arterial e varizes. Pode ser usado no iogurte, coalhadas, sucos, etc.

GERSAL:
Preparado com sementes de gergelim torradas e moídas com sal marinho natural. Excelente para o bom humor. Ingerir diariamente, a cada refeição, sobre o arroz integral já pronto. Desacidificante do sangue, fortificante do cérebro e dos nervos.

GIRASSOL:
O consumo diário de sementes de girassol previne a aparecimento de cãimbras. Ajuda a eliminação de resíduos da poluição. O chá da semente é eficiente contra enxaquecas e dores de cabeça de origem nervosa. É rico em proteínas e complexo B.

GLÚTEN:
conhecido também como carne vegetal, é feito de glúten de trigo e tem a textura semelhante à carne animal, podendo substituíla. É um alimento nutritivo, rico em proteínas, fósforo, cálcio, ácido glutâmico (alimento de cérebro) e vitamina do complexo B. Temperado com salsa, cebola, alho, etc, tem quase o mesmo sabor da carne.

GRANOLA:
Composto de aveia em flocos, germe de trigo, flocos de arroz, passas, castanhas, etc. Altíssimo valor nutritivo. Utilizado puro, no leite, como cobertura de bolos, sorvetes, etc.

IOGURTE NATURAL:
Alimento rico em lactobacilos úteis, que vão auxuliar no correto funcionamento intestinal, controlar os índices de ácido úrico, aumentar a resistência do corpo aontra infecções, além de ter em sua contituição proteínas, vitaminas A, B, C, D, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco. Ótimo se consumido com mel ou melado de cana acompanhado de granola.

LETICINA DE SOJA:
Suplemento dietético destinado a regimes alimentares e como preventivo de enfermidades resultantes do acúmulo de gorduras no organismo. Indicada na prevenção de doenças cardiovasculares, na redução do colesterol e triglicerídios, na proteção do fífado e para impedir a formação de cálculos biliares. Recomendada como auxiliar no tratamento da obesidade e de enfermidades da pele e cabelos.

LEVEDO DE CERVEJA:
Extraído da fermentação da cevada, malte, e outros cereais que compõem a fabricação da cerveja. É o protetor natural contra doses letais de radiação e poluição. Devido à presença do cpmplexo B, indicado para pessoas que sofrem distúrbios nervosos ou fraqueza muscular. Regulariza as funções intestinais, ajudao fígado no trabalho de desintoxicação do organismo, protege a flora intestinal. Adicionar ao leite, chás e sucos.

MAÇÃ DESIDRATADA:
Em fatias eu na forma de chá, tem efeito calmante, digestivo, levemente diurética, tônico, estimulante das secreções digestivas, auxiliar no tratamento da gastrite, nervosismo e azia.

MACARRÃO DE TRIGO INTEGRAL:
Não contém ovos ou qualquer aditivo químico, evitando-se assim o problema do colesterol. Preparado como qualquer outro tipo de macarrão.

MALTE DE CEREAIS:
É um l´quido escuro e com a mesma textura do mel, obtido na fermentação de amidos (arroz, milho, etc). Muito usado na preparação de pães e bolos integrais. Os diabéticos devem evitá-lo.

MISSÔ (SOJA):
Usado para temperar sopas, peixes e salgados. Naõ deve ser fervido para não perder suas propriedades nutritivas. Eficaz em afastar as inflamações. Desintoxicar o organismo de venenos como a nicotina do fumo e do aldeído que é formado a partir do álcool. Previne contra os danos da radioatividade e tem ação antialérgica.

NOZES:
Auxiliar na diminuição do ácido úrico, é afrodisíaco, anti-reumático e tônico cerebral. O chá das cascas é eficaz no tratamento de aftas (bochechos).

PAINÇO:
Cereal rico em fósforo, potássio, magnésio, ferro e cálcio. Excelente para combater doenças nervosas, inflamações e para favorecer o crescimento. Possui ação sobre a pele, unhas cabelos, e dente. Fácil de cozinhar.

PÓLEN:
Contém todos os elementos nutritivos necessários à vida de vegetais e animais. Encontramos nele todos os aminoácidos essenciais, hidratos de carbono, lipídios, sais minerais, vitaminas B, C, D, E, H e enzimas diversas. Sua ação foi comprovada em vários casos de esgotamento físico e mental, convalescença em geral, depressão, insônia, na melhora e prevenção da impotëncia e abstinência sexual (devido principalmente ao seu alto teor de vitamina E), para estímulo do apetite, no crescimento infantil e no raquitismo. É especialmente recomendado para pessoas com mais de 50 anos, como preventivo de possíveis problemas prostáticos, fraqueza visual, fragilidade cutânea e na prevenção de outros males. O ideal é que seja tomado em jejum, caso não queira, misture-o ao suco, leite, iogurte ou mel. A dosagem é de uma colher de chá de café ao dia.

PRÓPOLIS:
Substância resinosa produzida pelas ablehas que misturada ao álcool de cereais forma o extrato de própolis. Útil em casos de resfriados e infecções da garganta, feridas na pele, sinusites e herpes. Tem efeito anestésico, cicatrizante e antiinflamatório além de ser também eficaz contra alguns tipos de fungos. Para uso interno: 15 a 20 gotas ao dia, no máximo por 15 dias consecutivos. Crianças: a metade da dose.

PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA (CARNE DE SOJA):
Soja pré-cozida, substituto da carne animal, com as vantagens de não conter hormônios e de obter mais vitaminas e proteínas. Deixar a proteína de soja de molho em água quente, no mínimo durante 4 horas. Depois espremer suavemente com as mãos e preparar como carne comum.

REICI:
Um dos alimentos sagrados da antiga medicina chinesa, utilizado para quase todas as doenças, graças à sua ação restabelecedora da harmonia geral.Tem efeito de prevenção do câncer, analgésico e calmante (chá), sendo benéfico aos doentes de câncer, protege o fígado, auxilia a coagulação sanguínea, aumenta o apetite e melhora as funções intestinais.

SAL MARINHO:
É o sal natural que não passa pelo processo de industrialização. Composto naturalmente de cerca de 83 elementos como bromo, magnésio, cálcio, iodo natural e orgânico, etc. Usado em quantidades normais e em substituição ao sal comum (que além de ser só cloreto de sódio e ter adicionado vários compostos químicos, alguns cancerígenos) contribui para a reposição mineral da glândula tireóide.

SEMENTE DE ABÓBORA:
Excelente vermífugo (inclusive contra solitárias), útil também como auxiliar no tratamento de prostatite.

SEMOLINA:
Obtida da semente do trigo e muito usada na fabricação com farinha na confecção de pães, bolos, tortas, etc, bem como em sopas e cremes.

SHIITAKE:
Valores terapêuticos e nutricionais:
a) Lentinan Tumores, inibição do câncer
b) Ácido Ribonucleico Impede a multiplicação do vírus da gripe
c) Ertadenin Abaixa o nível do colesterol e estabiliza a pressão sanguínea
d) Glicoproteína Impede a multiplicação do vírus da AIDS
e) Proteína básica Impede a infecção através do vírus.
f) Ergosterol
Transforma a Vitamina D acelerando o crescimento dos ossos
Pesquisa: Universidade de Koibe e Nippon Kinoko Institute - Japão
O chá de cogumelo Shiitake combate a sede e a febre. Age como diurético e dissolvente do colesterol no sangue. Também age como sedativo para os casos de excitação do sistema nervoso. Praparar: juntar de 3 a 5 ogumelos Shiitake secos e 2 copos de água, ferver a água com os cogumelos até que o líquido se reduza a 1 copo. OBS.: Quando usado desmesuradamente pode trazer problemas cardíacos.

SHOYU:
Molho feito à base de feijão de soja, salgado e fermentado, é usado para temperar sopas, legumes, verduras, etc. Tônico precioso, fortificante e rejuvenecedor do sangue. Excelente em casos de fadiga. Rico em enzimas, contém proteínas, vitaminas, aminoácidos e lactobacilos. Ideal para reconstituição e regeneração das células. Também serve como conservante de alimentos.

SOJA EM GRÃO:
Importante fonte de proteínas, os grãos podem ser consumidos cozidos como feijão após a retirada da película externa (deixando os grãos de molho em água por doze horas e retirando-a manualmente). Produto indispensável para o fortalecimento, crescimento, conservação e recuperação das células.

TÂMARA:
Tem ação sedativa, indicada para insônias, auxilia o tratamento das cistites, antidiarréica, excelente para grávidas.

TAHINE:
Pasta feita de sementes de gergelim moídas e prensadas. Excelente fonte de proteínas vegetais e de fácil digestão. É ótima para anemia. Substitui a manteiga, pode ser usada em bolos, pães, biscoitos, frutas cozidas, etc. Saboroza quando misturada com geléia.

TOFU:
(queijo de soja) um ótimo alimento pois, este queijo é de fácil digestão suprindo o organismo com as proteínas necessárias. Inteiramente livre de colesterol, tem baixa taxa de óleos saturados e poucas calorias. Ótima fonte de cálcio, vitaminas do comlexo B, E, ferro, potássio, fósforo e sódio. indicado para pessoas co problemas digestivos.

TRIGO EM GRÃO:
Rico em ácido glutâmico, é conhecido como o alimento que acentua a inteligência, criatividade e raciocínio. Grandes quantidades de vitaminas A, B, C, E, PP, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco, etc. Pode ser cozido da mesma maneira que o arroz integral ou usado no processo de brotamento.

TRIGO SARRACENO OU MOURISCO:
Utilizado para sopas, panquecas, bolos, suflês, tortas, pães, pudins, geléis. Seu valor nutritivo é semelhante ao do trigo. O macarrão feito com esta farinha (SOBA) contém as mesmas propriedades do grão moído. Melhora a irritação dos vasos capilares.

UMEBOSHI (AMEIXA SALGADA):
Conserva que combina o ácido cítrico da ume (ameixa) com o sal marinho. Antioxidante e normalizador das funções orgânicas, auxilia no tratamento de cefaléias, cólicas, gastrites, nevralgia, estimula o metabolismo, euxilia rins e o fígado na eliminação de toxinas.

VINAGRE DE ARROZ INTEGRAL:
Usado como tempero, mas tem efeitos medicinais notáveis. Favorece a desintoxicação orgânica, alcaliniza o sangue e produz desinfecção intestinal, além de prevenir doenças e estimular a longeividades. Usa-se uma colher de chá em meio copo de água três vezes ao dia.

VINAGRE DE MAÇÃ:
Deve ser usado mais como um medicamento do que como um tempero. Tem efeitos notáveis contra a obesidade, reumatismo, dores musculares (ajuda a eliminar o excesso de ácido lático e ácido úrico nos músculos), cãibras, doenças de pele, todas as doenças dos dentes e gengivas, queda dos cabelos, caspa, seborréia, varizes e queimaduras (uso externo). Para uso interno, tomar uma colher de chá em meio copo de água, trës a quatro vezes ao dia. Para as varizes e afecções do coro cabeludo, além do uso interno por várias semanas, aplicar também externamente produzindo uma massagem por fricção moderada e deixando o produto secar naturalmente em contato com o corpo. Só lavar após duas horas no mínimo. Para as queimaduras, aplicar compressas de gazes esterilizadas.


MEL *

Rico em glicose e frutose. É elaborado a partir do néctar e do pólem colhido das flores pelas abelhas. Quando extraído do favo, é líquido, mas logo se cristaliza. Para voltar à sua forma original, basta colocá-lo em banho-maria sem ultrapassar 45 graus centígrados (acima desta temperatura suas propriedades bactericidas e vitamínicas são destruídas) ou deixe-o ao sol pela manhã até as 11 horas no verão. De grande valor energético, o mel desintoxica o organismo, descansa os órgãos, auxilia o metabolismo, neutraliza a ação de agentes tóxicos nocivos. Combate as fermentações tõxicas e age beneficamente sobre a flora intestinal, favorece a fixação de sias minerais necessários ao crescimento, é anti-séptico, cicatrizante e remineralizante. Como medicamento, suas indicações variam de acordo com a flor que lhe deu origem, podendo ser utilizado em hipertensão, arteriosclerose, queimaduras de pele, contra insônia e palpitações, cirrose, abcessos, cistites, etc. Como alimento, é um dos mais energéticos que existem.

Os diabéticos e hipoglicêmicos devem ter cuidado ao consumir o mel e seu subprodutos.

O mel é duas vezes mais doce que o açúcar, portanto, deve ser consumido moderadamente: 1-2 colheres de sopa diárias são suficientes.

*Fonte: Livreto Mundo Verde - publicação do Mundo Verde Franchising.



Composição do Mel*

Vitaminas: B, B1, B5, B6, C, H e PP; sais minerais: fósforo, ferro potássio, enxofre, cloro, magnésio, sódio, silício, cobre, boro, manganês e outros, ácidos: oxálico, acético, cítrico, fosfórico, málico, veleriânico, láctico, fórmico, bútrico, é rico em: maltose, clorofila, albumina, histamina, carotina, dulcitol, dextrina, tanino, lipídios, óleos, enzimas, proteínas.
Nos mercados existem infinidades de misturas, compostas por glicose, xarope e essência artificial de mel. Entretanto o verdadeiro mel está em sua forma semipastosa tradicional e cristaliza-se com facilidade.

*Fonte: Livreto Mundo Verde - publicação do Mundo Verde Franchising.


Os diversos tipos de Mel
*

ALECRIM: para esgotamento físico, reduz a fatiga, hipertensão arterial, taquicardia, cirrose, irritação da garganta devido ao uso do fumo e tosse. É depurativo do sangue, tônico estomacal, fortificante nas convalescenças, auxilia o funcionamento do fígado. Indicado para gestantes.

ANGICO: adoçante

ASSA-PEIXE: purifica o sangue e neutraliza a acidez. Bom para infecções nas vias respiratórias, é calmante e diurético.

CAFÉ: tratamento de desidratação.

CAJU: afrodisíaco

CAPIXINGUI: depurativo do sangue.

ERVA CANUDO: de cor clara e gosto suave é indicado para inapetência infantil.

EUCALIPTO: de cor mais escura, é anti-séptico das vias urinárias, intestinos, pulmões e alivia a tosse (expectorante).

FLOR DE CIPÓ: combate os efeitos do álcool desintoxicando o fígado.

FLOR DE LARANJEIRA: reconhecido por sua cor amarelo-claro, é suave laxante, calmante e antiespasmódico. Indicado para problemas nervosos, palpitações e insônia.

MARMELO: auxiliar no tratamento da desidratação e dores de cabeça.

MORRÃO DE CANDEIA: de cor clara, é bom para o aparelho digestivo.

SILVESTRE: é o mais encontrado no Brasil, pela abundância de flores silvestres em nossa flora. possui diferentes propriedades: fortificante para crianças, dá energia a jovens e adultos, é ótimo revigorante para pessoas idosas, bom para intestinos, pele, vias respiratórias e sistema nervoso.

VASSOURINHA: indicado como anti-séptico e contra aftas.

MEL COMPOSTO: Este é composto com ervas que vão auxiliar o tratamento de alguma moléstia.

MEL COM GENGIBRE E PRÓPOLIS (ANTIGRIPAL/ANTIINFLAMATÓRIO): indicado contra amigdalite, bronquite, faringite e laringite. Também para pessoas que usam muito a voz (cantores, professores, advogados, etc), para ex-fumantes, ajudando na desintoxicação do organismo. Usa-se uma colher de sobremesa 2 a 3 vezes ao dia. Crianças 2 vezes ao dia.

MEL COM POEJO, ASSA-PEIXE, EUCALIPTO, GUACO (EXPECTORANTE/ANTITUSSÍGENO-TOSSE): o poejo elimina as secreções (catarro) e diminui a tosse. Também é expectorante e ajuda a combater gripes e refriados sendo eficaz no combate à tosse. O eucalipto tem efeito anti-séptico e febrífugo (diminui a febre). O guaco é usado para combater bronquite, gripes, tosses rebeldes, rouquidão e também é febrífugo. usa-se duas colheres de sobremesa duas ou três vezes ao dia. Crianças duas vezes ao dia.

MEL COM PRÓPOLIS: Indicado para faringite, amigdalites, gripes e resfriados. Usa-se uma colher de sobremesa, duas ou três vezes ao dia.

MEL COM RAIZ DE LÓTUS E PRÓPOLIS: a raiz de lótus (planta medicinal de origem asiática), associada ao mel e ao própolis é indicada contra distúrbios respiratórios (rouquidão, tosse), atua como dilatador dos brônquios e como expectorante, sendo indicado também para fumantes, pois colabora na eliminação do alcatrão e da nicotina.

*Fonte: Livreto Mundo Verde - publicação do Mundo Verde Franchising.


Os Transgênicos
*

O desenvolvimento de novos produtos, usando ou não as técnicas da engenharia genética, é denominado biotecnologia, e pode-se inserir características de espécies diferentes e até de microrganismos. Assim, podem ser "fabricadas" plantas resistentes a pragas, doenças, agrotóxicos, com melhor valor nutricional e adaptadas aos mais diversos ecossistemas. Sendo assim, hoje, teoricamente, poderíamos produzir alimentos transgênicos resistentes a uma série de pragas e doenças de alta produtividade e adaptadas ao meio-ambiente onde seriam cultivadas, porém, genéticamente, seriam parte vegetal, parte microrganismo e parte animal.

Não há evidências fortes, porém, de que alimentos transgênicos como a soja causem intoxicações ou alergias. Mas cresce a apreensão de com genes de resistência a antibióticos, usados como marcadores na manipulação genética de plantas. Para detectar aquelas em que os genes "pegaram" aplica-se o antibiótico, e só as transgênicas sobrevivem.

O temor é que esses genes sobrevivam nos grãos ingeridos e se transfiram para bactérias que infestam humanos. Ainda não se sabe ao certo sobre os efeitos que este tipo de alimento "fabricado" considerando um número infinito de variáveis e "cruzando" seres que naturalmente não se cruzam, pode produzir a curto, médio e longo prazos nos seus consumidores.

Vantagens:
      - podem produzir alimentos mais nutritivos e baratos;
      - seu cultivo é mais eficiente do que o convencional e poderia ser a solução para abastecer a população mundial.

Desvantagens:
      - poderiam causar alergias ou danificar o sistema imunológico
      - poderíam transmitir seus genes a outras espécies, gerando "superpragas"
      - genes das sementes modificadas poderiam afetar animais e insetos importantes ao equilíbrio do ambiente.

*Fonte: Livreto Mundo Verde - publicação do Mundo Verde Franchising.


www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados