Ir para página inicial


 » Mais notícias Especiais



Rio, 13/01/2009

DETRAN E SECRETARIA DE TRANSPORTES FECHAM ACORDO PARA AGILIZAR CONCESSÃO DE GRATUIDADE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O presidente do Detran, Fernando Avelino, e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, deram início hoje (13/1), por determinação do governador Sérgio Cabral, a uma parceria para que a equipe médica do departamento de trânsito complemente o trabalho de perícia médica para a concessão do benefício de gratuidade a portadores de deficiência física nos meios de transportes públicos como barcas, trens, metrô e ônibus intermunicipais. A previsão é que, em 30 dias, a parceria, depois de formalizada por meio de convênio, seja estendida a portadores de deficiência auditiva e visual e de doenças crônicas e mentais.

O setor Vale Social, da Secretaria de Transportes, responsável pela concessão do benefício, recebe cerca de 2.500 pedidos por mês e conta com apenas oito médicos para atender à demanda. Com a parceria, cerca de 400 novas perícias para deficientes físicos serão realizadas por mês, só na sede do Detran, com a ajuda de oito médicos da instituição. Caso seja necessário, o Detran deslocará profissionais de outros postos para realizar os exames.

''Nosso maior objetivo é agilizar os processos pendentes e trabalhar para que o portador de deficiência possa receber a carteira o mais rápido possível. Acredito que em dois ou três meses os processos atrasados estejam em dia e a concessão do benefício nas mãos da população. Com a parceria, o Detran será responsável pela gestão dos atendimentos médicos para verificar se os cidadãos inscritos estão realmente compatíveis com as normas do Programa Vale Social, que continuará sendo administrado pela Secretaria Estadual de Transportes'', informou o presidente Detran, Fernando Avelino.

''Esse é um esforço conjunto do governo do estado para atender cada vez melhor a população. Desde que assumimos a secretaria, em 2007, reduzimos para menos da metade o número de processos pendentes. Dos 22 mil que estavam em atraso, agora restam menos de nove mil'', explicou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

Caso seja necessária a perícia médica, a própria Secretaria de Transportes, por meio do setor Vale Social, irá repassar os pedidos para que o Detran entre em contato com a pessoa para agendar os exames. As perícias médicas serão realizadas na sede do departamento, localizada na Avenida Presidente Vargas, 817, Centro, das 9h às 15h. Dúvidas sobre o benefício podem ser tiradas no posto onde se deu entrada, ou nos telefones 2299-2900 / 2902 / 2903.

Crédito: As informações foram extraídas do sítio do DETRAN-RJ
http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=14&tipo=lista_top10_noticias&pag_noticias=true



www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados