Ir para página inicial


 « Página anterior
 Rampa Médica - Serviço

"ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIENCIA COM LESÃO MEDULAR"

Idealizadora: Anna Lúcia Magalhães Lima

Revisão de texto: Raphael Torres
Revisão Técnica e Distribuição: ABBR
Assessoria médica: Drª. Grace
Dra. Ana Luisa Baptista (ABBR): médica responsável pelo tratamento de Camila - analuizabaptista@domain.com.br
Pesquisas: Revista Vidamédica e Revista Medicina do Conselho Federal

Camila - vítima de bala perdida, em l998, nível C-7
www.camila.lima.nom.br

Agradecimentos especiais
Pelo exemplo de força e determinação - Georgette Vidor
Pelo incentivo: Gabriel Martins - www.rampadeacesso.com - Jornal Rampa de Acesso
Pelo gesto generoso do patrocínio: Editora Forense
Pela paciência e dedicação: Equipe de profissionais da ABBR


"SE HÁ ESPERANÇA PARA CAMILA, HÁ PARA TODOS".

MEDIDAS PREVENTIVAS

INTRODUÇÂO


O desejo maior é que estas informações contribuam, de alguma forma, para que a pessoa que sofra uma lesão medular, seja por acidente de carro, por mergulho, por arma de fogo ou outra patologia, tenha conhecimento de medidas simples para evitar graves seqüelas e, no mínimo, melhorar a sua qualidade de vida.

A lesão medular exige um programa complexo de tratamento (fisioterapia motora, ocupacional, respiratória, eletroterapia, hidroterapia, hipoterapia, etc.) associado ao tratamento medicamentoso que possibilita melhores resultados na recuperação, desde a readaptação à postura sentada, equilíbrio na cadeira de rodas e os movimentos do corpo

É preciso ter fé, paciência e perseverança. Confiar que os médicos estão unindo esforços com o objetivo de alcançar a cura.

A PRODUÇÃO DESTA CARTILHA É INDEPENDENTE, SEM FINS LUCRATIVOS com a intenção de diminuir o sofrimento da pessoa que está em estado de choque e dos seus familiares , vivendo uma situação de dor, e que não sabe como lidar com esse novo corpo.



Segundo a minha experiência como acompanhante, de minha filha Camila, vítima de bala perdida, observei em outros pacientes e ouvi muitas queixas sobre :
- ESCARAS (feridas profundas);
- TROMBOSE - FLEBITE (má circulação sanguínea);
- LORDOSE E ESCOLIOSE (deformações da coluna);
- INFECÇÃO URINÁRIA ;
- OSTEOPOROSE (fraqueza nos ossos, perda de cálcio),
- CONSTIPAÇÃO E FECA LOMA (mal funcionamento do intestino); e
- MAL HUMOR - DEPRESSÃO
- ESCARAS - Feridas provocadas pela pressão do peso do corpo. Permanência prolongada na mesma posição. Falta de higiene.

Se você tem acompanhante, peça, em tempos e tempos de DUAS HORAS NO MÁXIMO, mudar a posição do seu corpo. Caso esteja usando calhas, ou sapatos observe se não faz ponto de pressão. Use almofada adequada para a cadeira.

Quando o paciente está com tração, posição que impossibilita a mudança, o ideal seria uma cama apropriada com sistema giratório automático. Enquanto não dispomos dessa modernidade, aqui no Brasil, vamos tomar outras providencias para amenizar a situação usando o COLCHÃO PNEUMÁTICO. Se não tiver com tração, peça ao seu acompanhante, ou as enfermeiras, ou peça ao primeiro que aparecer que faça, ou se você mesmo puder, a mudança de posição.

LEMBRE-SE: É IMPORTANTE NÃO DEIXAR FAZER FERIDAS EM SEU CORPO.

- Proteja sempre os seus pés, use meias;
- Deite-se, se possível, em colchão "caixa de ovo" e tenha várias almofadas, de alpiste ou bolinha de isopor, para aliviar a pressão do peso do seu corpo. Coloque embaixo do colchão uma almofada para elevar as pernas, principalmente os pés;
- Ao tomar o banho, olhe para o seu corpo, mesmo sem senti-lo, e diga-lhe "eu vou cuidar de você, eu preciso de você". Lembre-se: seu corpo é a sua morada e que a sua reconstrução, depois do acidente, depende exclusivamente da sua determinação.

TROMBOSE E FLEBITE - dificuldade na circulação sanguínea, a própria lesão na medula compromete o retorno venoso ou devido a imobilização, ou devido a medicação.

Ficar com as pernas um pouco mais elevada, fazer massagem para ativar a circulação, ou usar meias de pressão "Kendal", quando recomendado pelo médico. O MAIS IMPORTANTE É: Quanto mais cedo iniciar a fisioterapia melhor. O corpo precisa se movimentar, colabore com os fisioterapeutas procure aprender e fazer os exercícios. Ao notar mudança de cor, nas pernas, procurar logo um médico.

HIPERLORDOSE, HIPERCIFOSE, ESCOLIOSE - são deformidades decorrentes da postura incorreta ao ficar na cadeira de rodas, ou na cama. É bom verificar se as medidas da cadeira estão apropriadas ao tamanho do seu corpo e procurar ficar ereto no encosto da cadeira. Peça ao fisioterapeuta para orienta-lo quanto a melhor posição e verificar se a cadeira está adequada para o seu tamanho, use cintas e outros suportes para se manter ereto, quando recomendados.

INFECÇÃO URINÁRIA e outras - a presença de bactérias na urina é bastante freqüente nos pacientes com bexiga neurogênica, por isto recomenda-se o cateterismo intermitente para ter certeza de que a bexiga não ficará com urina retida. Sempre é bom ouvir a orientação de um urologista para realizar exames, indicar medicações e manobras no uso do cateter. É importante frisar que o desgaste emocional, também, contribui para que o sistema imunológico fique sem defesa.

Aprenda com as enfermeiras o procedimento correto para fazer o seu próprio cateterismo (colocação da sonda na uretra). Quanto menos usar sonda de demora, ou seja aquela que fica com o coletor na perna, será melhor. Assim que puder visitem o - CVI - Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro, na Rua Marques de São Vicente, 225 - Gávea -, lá você encontrará ajuda de pessoas qualificadas;

Tomar líquido, manter as mãos limpas , unhas cortadas e pedir a pessoa que cuida de você a mesma conduta. Quanto mais rápido você aprender e puder fazer o seu autocateterismo (esvaziar a bexiga de tempo em tempo) evitará que pessoas estranhas invadam a sua privacidade, e que tenha menos contaminação;

OSTEOPOROSE - Perda óssea ou fraqueza nos ossos, devido a perda de cálcio ou falta de vitamina D3 e ou falta de exercícios. A imobilização prolongada é uma das causas da osteoporose. Procure tomar banho de sol, fazer fisioterapia e, se possível, ficar em pé em mesa ortostática, até passar para o Tutor. É importante ficar em pé, assim que puder, para a circulação sanguínea, para o sistema urinário e para os ossos sentir o peso do seu corpo. Poderá ouvir o médico quanto a necessidade de reposição do cálcio e vitaminas.

Lembre-se: Procure ajudar-se iniciando a fisioterapia logo que possa.

Quanto mais cedo tomar as medicações, com prescrições médicas, tais como SYGEN, SINAXIAL, NÚCLEO C.M.P., melhor será para a sua recuperação. "A fisioterapia continua a ser muito importante, ao lado dos remédios" - ensina a Fisiatra Dra. Ana Luiza Baptista, da ABBR.

Veja, abaixo, alguns dos medicamentos usados para diminuir os efeitos da lesão:

Metilprednisolona (MP) - esteróide sintético - reduz os danos provocados pelo inchaço da medula: quando administrado nas primeiras oito horas após a lesão;

Gangliosídeo GMI - (SYGEN) substância natural do organismo que estimula o crescimento dos axônios, fibras nervosas que compõem a medula;

Gangliosídeo - SINAXIAL - destina-se ao tratamento das lesões dos nervos periféricos; Núcleo C.M.P. - considerado um importante auxiliar no processo de reabilitação, pode melhorar a forca muscular e maior disposição de uma forma geral;

4 Amino-piridina (4AP) - remédio ainda em fase de pesquisa, aumenta a sensibilidade dos neurônios nervosos e os movimentos, facilitando a transmissão dos impulsos;

OBS.: se não puder compra-los, solicite à Secretaria de Saúde, o endereço é: Rua Marechal Câmara, 314 - Centro - R.J. Leve o original e a xerox do laudo e a receita do médico, identidade, CPF e o atestado médico.

CONSTIPAÇÃO - devido a imobilização o intestino fica com mais dificuldade de processar os alimentos e de movê-los dentro dele, principalmente, por falta dos movimentos naturais de rotina. Portanto é necessário comer bastante frutas, legumes, verduras e cereais. Prestar atenção para a demora em ir ao banheiro, evitando a permanência das fezes por muito tempo no intestino, pois poderá ocorrer um ressecamento deixando-as como pedra. Isso se chama FECA LOMA. Portanto, procure comer mamão, laranja lima, ameixas e evitar gorduras.

DEPRESSÃO - MAL HUMOR - Chore, para aliviar o coração, mas não se detenha por muito tempo lamentando o ocorrido. Se puder procure um psicólogo ou um psiquiatra. Mas lembre-se de que a cura está dentro de você. Ocupe sua mente com coisas saudáveis e se esforce para sorrir. Leia livros com mensagens positivas, procure se ocupar e se afastar das pessoas pessimistas. Você vai melhorar a cada dia, seu cérebro é o comandante e está conectado com o maior médico dos médicos - O Criador Universal.

ESPERANÇA PARA A CURA DA PARALISIA - Em São Paulo, no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP - as pesquisas sobre célula-tronco avançam e estão em vias de serem implementada em humanos, após resultados positivos em experimentos de laboratório. Ou seja, promete passar do imaginário à realidade, e se transformar em um dos caminhos. Tudo o que puder ser tentado no sentido de resgatar os seus movimentos e melhorar a sua vida, deve ser feito.

Enquanto a terapia celular não está ao alcance de todos, já que se encontra em fase experimental no Brasil, é preciso que os portadores de deficiência,se cuidem mantendo o seu corpo íntegro, seus músculos e articulações sem nenhum comprometimento. Solicite que sejam feitos alongamentos e movimentos em seu corpo. Nós sabemos que o tratamento é caro e de longa duração, mas já está na hora de cobrar das autoridades um atendimento decente e de melhor qualidade. Por isso, procurem e lutem pelos seus direitos nos órgãos públicos, em instituições filantrópicas e façam, pelo menos, as recomendações dadas nessa cartilha feita com muito amor.

LOCAIS ONDE PROCURAR ATENDIMENTO

Clube do Paraplégico - ( 021 ) 2579-0249
União Nacional dos Paraplégicos - ( 021 ) 2532-5766
Sociedade Amigo dos Deficientes Físicos ( 021 ) 2241-0663
Centro de Vida Independente - CVI - ( 021 ) 2239-6547 ou 2512-1088
ABBR - ( 021 ) 2294-6642
IBMR - ( 021 ) 2557-6882 ou 2265-1438
SARAH - Recentemente inaugurado em Jacarepaguá
Instituto Municipal de Reabilitação Oscar Clark - ( 021 ) 2568-0354 ou 2568-2533




Com carinho,
Anna Lúcia Magalhães Lima


www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados