Ir para página inicial


 « Página anterior
 Rampa Médica - Artigos

  O Tétano não é causado só por por pregos enferrujados
Colaboração: Dr. Robinson Botelho de Faria*

O que é o Tétano?
O tétano é uma doença aguda, freqüentemente fatal (mortalidade de aproximadamente 45%), causada por uma toxina produzida pelo Clostridium Tetani, em um ferimento contaminado. Caracteriza-se por um aumento generalizado da rigidez muscular e por espasmos convulsivos da musculatura. Os casos de tétano ocorrem quase que exclusivamente em indivíduos não vacinados ou com vacinação incompleta.

O Clostridium se encontra nas camadas superficiais do solo e é encontrado até mesmo no pó que está no chão das residências, colocando o individuo não vacina em risco, após ferimentos relativamente simples ocorridos dentro de casa.

É preciso que as pessoas saibam que tétano não é apenas uma doença causada por prego enferrujado. Qualquer ferimento ocorrido na pele pode ser contaminado pelo Clostridium, que é comum na natureza e está presente, até mesmo, no pó que varremos do chão da sala da nossa casa. Este ferimento, se a pessoa não for vacinada ou se não for tratado de forma adequada e ficar contaminado, criar pus, pode gerar a condição adequada para a germinação do Clostridium. O tétano se desenvolve em feridas sujas, e contaminadas.

Formas de contaminação:
A doença pode seguir-se à cirurgias programadas (material não esterilizado adequadamente e o paciente não estiver vacinado), queimaduras, úlceras de perna crônicas, infecções de ouvido, aborto e até mesmo em infecções dentárias. Existe, também, o tétano neonatal que é causado por infecção do coto umbilical. É uma das principais causas de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento, e é diretamente relacionado às más condições obstétricas e à falta de vacinação materna durante o pré-natal.

O Clostridium produz uma toxina no ferimento contaminado, que é transportada para o sistema nervoso central.

As manifestações clínicas são:
Inicialmente inquietação;
Irritação;
Febre alta;
Dor de cabeça;
E o mais comum: dor e espasticidade da mandíbula do abdomem ou dorso, além da dificuldade para engolir.

À medida que a doença progride, apareça rigidez muscular e o paciente não consegue nem abrir a boca. A pessoa não consegue respirar direito devido à contração muscular. O paciente perde totalmente o controle de sua musculatura que se contrai sem ele querer. Podem ocorrer contrações tão fortes que ocasionem fraturas de vértebras torácicas.

O tétano é uma doença grave, só tratada em hospitais, e a maioria dos sobreviventes se recuperam e ficam sem seqüelas em um mês.

É importante lembrar que embora a doença não seja tão comum, ela existe, seu agente pode estar até mesmo dentro de casa, e que a vacinação é facilmente encontrada nos postos de saúde.

Você tem que fazer a sua parte indo aos postos de saúde para se vacinado e, também, os seus entes queridos.


*Dr. Robinson Botelho de Faria é
Cirurgião Torácico do Hospital Souza Aguiar (R.J.).
Produz e apresenta o "Programa Falando de Saúde",
veiculado em várias rádios comunitárias do Estado do Rio de Janeiro.



www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados