Ir para página inicial
Artigos

  « Mais artigos de Jefferson Maia

Pan-americano e Parapan do Rio

Por Jefferson Maia

Estamos com dois grandes eventos do cenário mundial do desporto competitivo: os jogos Pan-americanos que foram brilhantes, e, agora na seqüência os Parapan-americanos, que acontecem aqui na cidade maravilhosa, o nosso querido Rio de Janeiro.

No PAN foi tudo muito bonito, a mídia falando e mostrando um monte de coisas, a cidade toda decorada, as pessoas comentando, na verdade um belo clima.

Mas, infelizmente, para variar, em alguns casos, a pessoa com deficiência parece estar sendo deixada, mais uma vez, para depois.

A começar pelo PAN que já foi, e na época estive no site oficial para me informar e providenciar logo meus ingressos, a primeira decepção: acabaram os ingressos enquanto esperei um e-mail informativo que pedi muito antes (demorou muito), queria muito assistir a cerimônia de abertura e no site não informava nada sobre os acessos e ingressos (diferenciados ou não para PPD); me enviaram como resposta (muito depois esgotadas as entradas do evento) o link que já estava no site e não falava nada dos casos de atendimento às pessoas com deficiência. Ou seja, parece gueto. Que sempre PPD tem que se contentar só grupos relativos, no caso com o Parapan. Mas e quem queria assistir o Pan? Eu por exemplo me senti péssimo com o descaso, perdi a abertura, e nem quis saber de encerramento.

Já no que tangeu ao esperado Parapan, continua um monte de dúvidas para todo lado em que vou, onde sempre comenta-se o assunto. Haja vista que nós PPD já tivemos uma experiência conturbada no Mundial Pela Paz em Cadeira de Rodas de 2005. As questões são as mesmas de sempre: acesso, acesso e acesso.

É o transporte precário, a cidade esburacada e cheia de barreiras e, a pior: a barreira social. Cadê a mídia? Onde estão as matérias educativas? Se não fossem algumas escolas com sua maravilhosa criançada...

Temos que pensar nas transformações sociais que isso tudo pode acarretar. Não só aqui no Rio, mas em todo o Brasil no contexto da inclusão social de pessoas com deficiência. Isso vai muito além do esporte e temos que ver tudo isso com seriedade. Pois, esta e com certeza a melhor oportunidade que temos.

Resolvi escrever este mês, assim, rapidinho, só para provocar. Como está sendo, e será? Vamos fazer pressão! Enquanto está ''rolando''. Vale à pena.

Jefferson Maia
19 / 08 / 07



www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados