Ir para página inicial

  « Voltar

CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR UM AUTOMÓVEL.
UM CARRO MAL COMPRADO PODE TRAZER, ALÉM DE PREJÍZOS FINANCEIROS, SÉRIOS PROBLEMAS JURÍDICOS.
Todo cuidado é pouco na hora de comprar um automóvel, mesmo quando você o compra de uma pessoa idônea, pois esta pessoa pode ter sido enganda. Acredite: até carros 0Km podem ter problemas, inclusive na documetação, como: troca de cor, números trocados ou omitidos por engano etc.
E não se impressione com os acessórios, lembre-se:
o acessório mais importante de um automóvel é o seguro.
Portanto, vale a pena adquirir um modêlo mais em conta, deixando um saldo para colocá-lo no seguro.

Para carros usados, além da documentação você deve verificar:

AMORTECEDORES:
Faça pressão nos pára-choques dianteiro e trazeiro, balançando ao carro. Se ao soltá-lo o veículo continuar balançando, é sinal de que os amortecedores precisam ser trocados.

PNEUS:
Não devem estar lisos ou (carecas). Pneus usados devem estar gastos por igual,ou seja, se um lado do pneu estiver mais gasto que do outro, indica problema com a suspensão.

CHASSIS:
Lembre-se sempre de conferir o número do chassi nos vidros e no motor (devem ser iguais assim como nos documentos). E só faça a compra se a documentação estiver em ordem (inclusive com os impostos pagos).


FREIOS:
Dê uma volta com carro e confirme a qualidade dos freios. Eles não devem emitir ruídos metálicos. Com o carro parado, pise firme no freio. Se o pedal abaixar aos poucos, pode estar ocorrendo algum vazamento de fluido de freio ou ar, no caso de freios à hidrovácuo.


MOTOR:

Leve sempre um mecânico de sua confiança para avaliar o carro. Se ele for experiente, será capaz de reconhecer, de ouvido, se o barurlho do motor é correto ou não. O motor que precisa ser retificado (refeito) tem um ruído característico.

LATARIA:
Nada é pior que um carro batido, principalmente se o conserto não foi bem feito. Bata com os dedos na lataria. Se verificar algum barulho diferente, isso pode indicar que o carro foi batido naquele ponto e o conserto deve ter sido feito com massa plástica.


MAIS DICAS:
Capas nos bancos: tanto podem ser sinal de bom trato, como podem esconder o verdadeiro estado dos mesmos, indicando o tempo de uso do automóvel.
Na hora de escolher, o carro tem que estar seco, porque gotículas d'água escondem ondulações na lataria, que podem significar que o carro já sofreu acidentes (batidas), e apresentar empenos, não visíveis, que podem causar entrada de água entre as borrachas de vidros, no porta-malas ou nas portas de acesso.
Confira o fechamento das portas, tampa do motor e porta-malas, e veja se há irregularidade (diferenças nos espaços) entre estas e a lataria.


OUTROS CUIDADOS:
Antes de fechar o negócio vá ao DETRAN, com o número da placa, e peça o nada-consta (faça questão disto, embora o "nada-consta" não garanta a procedência do veículo, pois o mesmo pode estar clonado). Entretanto, o nada-consta é muito iportante, já que serve para acusar dívidas de impostos, multas e infrações, por isso, após ter conferido este item, peça ao vendedor que o acompanhe até um posto da Delgacia de Roubos e Furtos de Automóveis (só esta delegacia pode confirmar a procedência de um automóvel), para que o carro seja vistoriado, pois só um períto pode averiguar se a numeração do veículo foi adulterada.

Se você tomar todos os cuidados necessários, o vendedor do carro pode, até, não ficar muito satisfeito com todas as suas exigências; mas, se tudo estiver em ordem, você ficará, com certeza.

ATENÇÃO:
Não esqueça de avisar ao vendedor que, se houver adulterações nas numerações do veículo, ele será apreendido imediatamente.




www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados