Ir para página inicial
Pisca-Alerta


Não deixe para depois o que deve ser feito agora. Ter os documentos em dia é uma obrigação e um direito de todos. Assim, quanto mais cedo pudermos tê-los, tanto melhor. Veja quais os órgãos emissores de documentos básicos e fundamentais, e quais os procedimentos para obtê-los.
 Ver índice
CARTEIRA DE IDENTIDADE

1ª VIA LEVAR:
Original e cópia da certidão de nascimento ou de casamento e duas fotos 3x4 com fundo branco em papel liso e brilhante. Não leve fotos instantâneas.
• Formulário comprado em papelarias e preenchido à máquina ou letra de forma.
• Nos postos do Detran o usuáio é isento de pagamento de taxa. Os postos conveniados cobram taxa própria.

2ª VIA: o mesmo procedimento para a 1ª via.

LOCAL: Qualquer um dos postos do Detran ou postos conveniados.
CARTEIRA DE MOTORISTA.
Para portadores de deficiência: veja como proceder, as adptações, legislações, auto escolas, saiba tudo no:
» Clube do Deficiente Motorista «

1ª HABILITAÇÃO, LEVAR:
• Documento Único de Arrecadação do Detran (DUDA) emitidos nos caixas eletrônicos, pague no Banerj ou Itaú (código: 201-1);
• Originais e xerox não autenticada da carteira de identidade; CPF; comprovante de Residência e uma foto 3x4 colorida e fundo branco.

LOCAL E HORÁRIO:
Determinado após agendamento pelo tel. 2460-4041 esta documentação deve ser entregue no posto agendado para os exames médicos e psicológicos necessários.

2ª VIA: pagar o DUDA (código: 205-4) e levar: originais e xerox das carteiras de identidade e do CPF, comprovante de residência e foto 3x4 colorida com fundo branco.

RENOVAÇÃO:
pagar o DUDA (código: 204-6), agendar pelo Tel. 2460-4041 e levar a mesma documentação acima.
TROCA DA CARTEIRA PROVISÓRIA (Permissão para dirigir) pela CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO: pagar o DUDA (código: 207-7), agendar pelo Tel. 2460-4041 e levar a mesma documentação necessária para a primeira habilitação (acima).

INFORMAÇÕES: tel.: 460-4041 das 7.30 à meia-noite.
TÍTULO DE ELEITOR

LOCAL: Dirigir-se à Zona Eleitoral mais próximo da sua residência. A idade obrigatória é entre 18 anos completos e 40 anos, sendo facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos e também para os analfabetos
LEVAR:
Carteira de Identidade ou Certidão de Nacimento. Se o cidadão não tiver estes documentos, pode substutí-los pela Carteira de Trabalho ou Certificado de Reservista
• Levar o comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (fornecido na própria Zona Eeitoral)
CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

1ª VIA LEVAR:
Certidão de Nascimento, casamento ou Carteira de Identidade (devolvidos após conferência) e uma foto 3x4. A entrega da Carteira de Trabalho é imediata.

2ª VIA:
Um documento de identificação do requerente, e a comprovação do número da Carteira perdida através da: última rescisão contratual, pesquisa do PIS/PASEP ou FGTS ou ainda, uma declaração da empresa com número e série da carteira antiga (qualquer documento acima e mais os documentos necessários para a primeira via)

LOCAL: No posto de Atendimento do Minstério do Trabalho ou nas Regiões Adiminisrativas.
ALISTAMENTO MILITAR

Quem e quando deve se apresentar:
Todo o jovem, no ano em que completar 18 anos. O jovem deve apresentar-se para o alistamento munido dos seguintes documentos: Original da Certidão de Nacimentos e uma foto 3x4 no periodo de 2 de janeiro a 30 de abril.

LOCAIS:
Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência