TIRANDO MANCHAS E NÓDOAS
Quando uma nódoa (mancha) se instala no tecido, a maneira mais eficaz de tirá-la é atuar imediatamente. Algumas saem facilmente numa lavagem normal, mas outras exigem um tratamento muito específico aplicado por profissioanis especializados.
Baton e cosméticos - Mergulhe a peça numa parte de água oxigenada com quatro partes de água fria e lave depois com detergente neutro.
Bolor - Se o tecido for branco, mergulhe-o em detergente com um pouco de lixívia. Se for de cor, não existe solução aparente.
Cera - Tente retirar a cera seca, raspando a camada superior com uma faca de ponta redonda, para não danificar o tecido. Cubra o restante com papel absorvente e aproxime o ferro quente de modo a que a cera passe para o papel. Repita quantas vezes necessitar, utilizando sempre um novo papel.
Chocolate - Cubra a mancha com detergente líquido puro. Mergulhe em água fria e detergente da louça. Depois lave normalmente.
Café - Absorva as nódoas frescas com sal fino. Limpe as nódoas secas com glicerina. Passe depois uma mistura de água quente, vinagre branco e água oxigenada.
Desodorante - Umedeça uma esponja com água oxigenada e esfregue no tecido manchado. Lave normalmente com água morna e sabão ou detergente de roupa.
Ferrugem - Aplique sal sobre a mancha. Umedeça a peça e aplique com sumo de limão. Após uma hora, lave normalmente.
Gordura ou óleo - Absorva a gordura com papel absorvente, cubra a nódoa com pó de talco ou detergente líquido puro e escove depois de algum tempo. Lave com água bem quente e sabão.
Graxa - Aplique líquido tira-nódoas e lave com detergente forte.
Nicotina - Esfregue com álcool a 90 graus.
Ovo e leite - Ponha a peça de molho em água e detergente. Lave normalmente.
Chicletes - Para que o chiclete endureça e torne-se fácil de remover, coloque o tecido no congelador durante uma hora.
Produtos corantes como: cerveja, mostarda, molho de tomate, especiarias, frutas, legumes, etc - Cubra com glicerina. Passada uma hora, coloque o tecido de molho e lave depois com detergente forte em água morna.
Suor - Dissolva três colherinhas de vinagre branco em água e molhe o tecido. Passados 10 minutos, lave com detergente forte.
Tinta de parede - Só sai enquanto a tinta está fresca. Se for tinta de óleo, absorva com aguarrás e lave depois com detergente forte. Se for tinta de água, absorva com uma esponja umedecida com água fria e lave depois.
Sangue - Prepare água com detergente e coloque a peça de molho. Mude a água e lave, esfregando, se necessário.
Vinhos - Absorva a mancha de vinho branco com sal fino. Absorva a mancha de vinho tinto com um pano umedecido em vinho branco. Lave com água e sabão.
Sujeira acumulada nos colarinhos e nos punhos - Prepare um detergente forte e, a morno, esfregue as zonas mais sujas com uma escova de unhas ou de dentes. Deixe um pouco ao sol e depois lave normalmente.