Ir para página inicial
Destaque sua obra ou editora.
Anuncie aqui.



 « Voltar

Livros Temáticos

Divulgação
O material de divulgação aqui publicado encontra-se literalmente conforme recebido pela nossa produção.
Solicitamos que os textos sejam resumidos, editados e corrigidos.
E-mails para esta seção: producao@rampadeacesso.com

Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho - Lançamento em 26 de setembro de 2005 - São Paulo

Marcos Antonio Gonçalves, presidente licenciado do Conselho Gestor da Avape - Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais - lança na capital paulista mais um livro que promete repetir o sucesso de seus outros dois trabalhos anteriores. Com o título "Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho". A obra destaca, entre outros itens, a importância da capacitação profissional destinada a esse público, bem como o papel fundamental exercido por entidades não-governamentais e empresas nacionais e estrangeiras que apóiam a causa.

Marcos Gonçalves reconhece que nesses mais de 30 anos em que vem lutando em prol das pessoas com deficiência, faz-se justo registrar importantes avanços. Mas admite que há muitos outros obstáculos a serem vencidos."Temos a missão e o dever de criar alternativas capazes de transformar a vida dessas milhões de pessoas, tirando-as, inclusive da informalidade. Creio que essa obra também servirá de instrumento para que empresas e seus funcionários vislumbrem o quão é importante compreender as reais necessidades e, principalmente, ter a sensibilidade para captar o potencial desse contingente", acredita.

Dentro desse cenário há também espaços para acontecimentos que oferecem combustível para que muitos continuem a lutar pela inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O autor narra experiências bem-sucedidas com empresas públicas e privadas, encabeçadas, inclusive, pela Avape. Vale ressaltar que Marcos Gonçalves também é autor dos livros "Com a Cabeça e o Coração" e "Gestão Estratégica de Entidades Sociais sem Fins Lucrativos".

Texto enviado por:
Juliana
E-mail: juliana@expressao.inf.br
Informações: Expressão Assessoria de Imprensa
Tel.: (11) 3208-3377


Andanças de um Aprendiz - Lançado em setembro de 2002
Livro de Ricardo Lucena Júnior, autor do best seller "Longo Caminho de Volta".

O autor iniciou seu trabalho literário em 1991, através de uma narrativa autobiográfica, em que relata como tornou-se portador de deficiência física. Fala de sua luta pela recuperação e para fazer com que a sociedade encare essa dificuldade humana com o respeito e a seriedade que merece.

Seu primeiro trabalho assumiu importância educativa tal que a UNESCO traduziu e editou o livro em língua espanhola, sendo distribuído em 27 países da América Latina, pelo CORDE - Coordenadoria de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência - (Ministério da Justiça).

Com sua experiência acumulada em mais de 300 palestras, seu novo trabalho busca fazer com que a juventude brasileira encontre subsídios para avaliar nossa realidade, através da discussão conjunta de variados aspectos de interesse nacional. A Editora Lucena, nova representante do autor, procura despertar os jovens para uma participação mais efetiva, na busca de soluções que preparem o Brasil de amanhã.



"Guia São Paulo Adaptada", editora - O Nome da Rosa traz informações sobre a cidade para pessoas com deficiência física.
Para organizar o guia, Andrea Schwarz, portadora de deficiência física, e Jaques Haber percorreram durante um ano restaurantes, casas noturnas, bares, museus, teatros, cinemas e outros espaços de São Paulo. O guia tem 360 páginas e está à venda nas livrarias, bancas de jornal, nos supermercados Pão de Açúcar e na sede da Editora.


Poemas sem Preconceitos *

O objetivo principal do livro é combater o preconceito através da poesia. O livro reúne poemas escritos nos momentos mais difíceis da vida de Ari Heck.

O livro teve seu lançamento nacional promovido pela FENAJUFE (Federação Nacional dos Servidores Públicos) realizado nos dias 27/04 a 02/05/04 em Maceió.

Amanhã (09.06) o lançamento será em Porto Alegre junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, num acontecimento inédito. E nesta Sexta feira, a cidade natal Boa Vista do Buricá promoverá o lançamento às 14 horas na Câmara de Vereadores e às 19 horas no salão da Escola Estadual Barão do Rio Branco onde estudei e trabalhei.

São poesias que retratam o lado afetivo, sentimental e humano da pessoa portadora de deficiência. Os poemas expressam a superação do preconceito vivido por mim e qualquer outro deficiente quando entramos no íntimo como a rejeição do sexo oposto, o desprezo para com os deficientes, a solidão, a tristeza, etc. Enfim, relata em forma de poemas a dura vida de um deficiente numa sociedade totalmente despreparada e com seres muito preconceituosos. O livro procura contribuir no combate ao preconceito e à discriminação de forma poética.

Os poemas em alguns momentos são rebeldes, em outro são extremamente românticos, mas acima de tudo projetam uma sociedade de sonhos e alcançável. Quero chamar a atenção daquelas pessoas que não tem deficiência e que muitas vezes nunca pararam para pensar na dura realidade vivida pelo deficiente. Além de ser um espaço e mecanismo de combate àquilo que mais nos angustia: os preconceitos.

Outra atitude inédita é repassar parte da venda dos livros para a entidade de deficientes que realizar o lançamento em sua cidade, pois além do recital e sessão de autógrafos, estarei proferindo palestra de auto-estima mostrando que as limitações físicas não são impecilios para estudar, amar, trabalhar, viver... e mostrar que somente através da educação que rompemos todos os preconceitos e derrubamos as barreiras arquitetônicas.

O livro, lançado pela Editora Alcance de Porto Alegre, poderá ser adquirido através dos seguintes e-mails:
• da editora: alcance@editoraalcance.com.br
• do autor: ariheck@terra.com.br.

* Texto enviado pelo autor.


Ari Heck - A Trajetória de um Lutador *

A sociedade brasileira definitivamente não está preparada para receber as milhares de pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais (14,5% da população). As barreiras morais e culturais estão sedimentadas pelas barreiras arquitetônicas. Romper com tantos 'valores', mesmo que ultrapassados, parece ser algo impossível.

Mas o impossível também acontece. E foi isso que aconteceu nos últimos anos na cidade de Ijuí, distante cerca de 400 km da capital gaúcha. Como vereador e portador de deficiência, auxiliei na implantação de projetos extremamente importantes no combate à discriminação e ao preconceito. Projetos como: adaptação dos coletivos urbanos, adaptação dos logradouros públicos, praças, prédios públicos, prédios de uso público, reserva legal em concursos públicos, criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portados de Deficiência, Semana Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Dia Municipal da PPD, leis de incentivos fiscais, Banco de Equipamentos, etc.

Infelizmente mesmo tendo essa enormidade de vereadores no Estado e no País, são poucos que tem acesso a projetos dessa natureza. Daí surgiu a idéia de juntar todos os projetos, os artigos publicados em jornais e revistas, os pareceres aos projetos e outras matérias relevantes num livro, para ser copiado pelos milhares de parlamentares municipais espalhados por todo o País, o que contribuiria para construir um Rio Grande e um Brasil mais humano num futuro bem próximo. Com a coletânea, o vereador do menor Município de Rondônia, por exemplo, poderá ajudar a projetar uma cidade totalmente adaptada para o futuro, como por exemplo São José do Inhacorá ou Lindolfo Collor. Ou o vereador de uma cidade metropolitana que cresce de forma rápida como Gravataí e Alvorada, podendo ajudar a projetá-la para o cidadão do amanhã.

Hoje, apresento para Ijuí, região e Estado o livro ARI HECK - a trajetória de um lutador, livro publicado pela Reas Editora e que reúne todos os projetos dos oito anos de mandato no parlamento de Ijuí, artigos escritos e publicados em jornais e revistas, modelos de denúncias, requerimentos e ações civis públicas. Além disso, mostra como criar uma associação de deficientes. O livro é um verdadeiro ''manual para vereadores''.

O lançamento aconteceu dia 11/11/05, na Praça da República e o evento foi organizado pelo SESC.

Mais informações: tel: (51) 3654-3035.

* Texto enviado pelo autor.





www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados