Ir para página inicial
Psicologia

  Ver índice

Chiiii... tem xixi na cama aí!
"A Saúde passa pela Psicologia"


A mãe não é a única pessoa incomodada com a troca de lençol, com o cheiro que fica no colchão e com a roupa que terá de ser lavada imediatamente, a criança mais que incomodada fica constrangida e com medo da reação das pessoas com o seu infortúnio. Vamos falar sério: A criança não faz isto porque quer e nem sempre é porque bebe muito líquido antes de dormir.
A Psicologia vê outros fatores como importantes para se determinar a ocorrência da Enurese noturna (xixi na cama à noite), vamos à eles:

  • a) Insegurança e medo - Alguns adultos possuem o péssimo hábito de colocar medo nas crianças, imaginem: Homem do saco - Bicho papão , até Papai do céu as vezes é utilizado para se conseguir algo da criança. Pois bem. isto gera insegurança interna, até pavor e aí como levantar a noite para ir ao banheiro?
  • b) Controle precoce dos esfíncteres - A criança só estará pronta para realizar as suas necessidades fisiológicas após ter adquirido a marcha(andar), antes disto seria força-la contra o momento do seu desenvolvimento psicomotor.
  • c) Agressividade reprimida - Aquela criança contida, que reprime os seus sentimentos e desejos por medo da reação dos que estão à sua volta, acumula dentro de si fortes conteúdos de agressividade e de ansiedade que acabam explodindo no seu sono que é exatamente quando ela perde o controle por estar dormindo.

É bom salientar que existem outros fatores que também podem concorrer para o aparecimento do xixi na cama e que não são necessariamente de ordem emocional, tais como: beber muito líquido no inverno antes da hora de dormir e outros de origem fisiológica como a questão da espinha bífida que é tratada com medicamento.


(Ney Gonçalves Antunes * CRP 11270/RJ)