Ir para página inicial
Artigos do Editor

  » Veja outros títulos



O Poder e a Importância da Comunicação

    Algumas vezes as pessoas, empresas e até mesmo o poder público necessitam de que alguém fale ou comunique algo em seu nome. Isto se dá por várias razões, as quais, devido à extensão do assunto, não abordaremos na sua totalidade.

    A comunicação pode ser feita através de palavras escritas ou pronunciadas, por sinais, imagens, sons etc. Mas, uma comunicação mal cuidada pode trazer sérios danos à nossa imagem.

    No caso de pessoas, individualmente, uma das razões de pedirem a alguém que fale em seu nome é por não estarem seguras para transmitir o que têm a dizer.

    No caso de empresas e instituições governamentais, são contratados, ou constituídos, profissionais qualificados. Estes profissionais são os assessores de imprensa ou de comunicação, que estarão representando ou "comunicando" a sua imagem, através da forma como emitem informações dirigidas ao público em geral.

    A publicidade nada mais é do que uma poderosa e importante ferramenta de comunicação. Vejamos alguns exemplos:

    Há uma loja que vende excelentes produtos por ótimos preços, oferece facilidade para pagamento com entrega imediata, troca prontamente os produtos com defeito e, além disto, sempre faz promoções interessantes. Mas, se ninguém sabe que produtos esta loja vende, qual o seu nome e onde ela fica, certamente há uma grave falta de comunicação desta loja sobre a sua existência. Entretanto, esta comunicação deverá ser feita por um profissional que conheça a linguagem própria.

    Uma empresa, que pretende comunicar os cuidados que tem com seu atendimento, contrata uma recepcionista muito bem treinada para lidar com o público. Esta profissional deve ter, ainda, total domínio do idioma em que for se comunicar; estar devidamente vestida ou uniformizada; ter postura corporal e maquiagem adequadas. Desta forma a empresa estará, sem dúvida, comunicando os cuidados que tem com o seu atendimento e sua imagem.

    Ao escolher alguém que fale por nós é necessário avaliarmos se ele tem, além da capacidade de comunicar-se, domínio sobre o tema que vai expor, uma excelente verbalização e conhecimentos da linguagem própria para cada momento, principalmente quando o alvo for um grande número de pessoas com diferentes graus de cultura e instrução, ou autoridades de escalões superiores.

    Portanto, em todos os casos, é preciso muito critério na hora de escolher quem nos representará ou falará por nós.

Gabriel Martins


www.rampadeacesso.com - Copyright © 2002 - Contatos martinetto@rampadeacesso.com - Todos os direitos reservados