Se você chegou à esta página por um instrumento de busca clique aqui e connheça o www.rampadeacesso.com


Como criar uma associação de donas de casa.

Aqui vão algumas dicas para você criar o seu grupo. Lembre-se de que um grupo de donas de casa não é só para fiscalizar preços. Podem e devem ser discutidos e fiscalizados diversos assuntos, como por ex.: a segurança, reivindicações para melhorias em seu bairro (em grupos fica mais fácil pressionar e conseguir apoio junto aos políticos do bairro), encaminhar reclamações às empresas e à Defesa do Consumidor, criar vínculos com as mães dos amigos dos seus filhos (ajuda a saber com quem eles andam) etc.

Mas não precisa ser para ajudar a resolver problemas, que existem as associações. Elas podem, também, organizar excursões, passeios, trocar informações sobre trabalhos manuais, artesanato, promover cursos, além de muitas outras finalidades. Só depende de vocês.

Em primeiro lugar coragem, pois você sabe que "O povo unido, jamais será vencido.", o problema é unir o povo, mas certamente você encontrará as pessoas certas.

É preciso também a escolha de um local para as reuniões. Pode ser na associação de moradores do bairro ou em um clube. Mas, inicialmente pode ser cada vez na casa de uma, dependendo do número de participantes, é claro. Caprichem na hora de escolher um nome bem legal para sua associação ou grupo.

Depois de traçados os objetivos, escolham a área de atuação de cada uma, os dias, locais, os produtos a serem pesquisados e quem fará determinada pesquisa, quem poderá digitar num computador as informações conseguidas etc.

A partir daí, já com as informações impressas (faça as cópias em xerox, é mais barato que imprimir em casa), entrem em contato com novas donas de casa e demonstrem as suas idéias, deixando uma cópia do projeto com uma dona de casa de cada rua do seu bairro, para que estas possam divulgá-lo entre novas amigas e vizinhas.

É importante conseguir patrocínio do comércio local (o que não é difícil), para papéis de impressão e para a colocação de folhetos (bem confeccionados) nas paredes dos estabelecimentos comerciais, descrevendo a finalidade do grupo e convidando novas participantes.

 Evite pedir quantias em dinheiro , pois você sabe que hoje em dia, as pessoas andam "com a pulga atrás da orelha", portanto, tente conseguir o que você precisa para estruturar o projeto, em forma de material e não em moeda corrente. À medida em que o grupo for ficando mais unido e a confiança entre vocês for se concretizando aos poucos, aí sim, poderá até, se necessário, se criar uma contribuição mínima para os gastos operacionais.

Estamos torcendo para que você se entusiasme, pois nossa sociedade precisa e agradece as iniciativas próprias que melhorem no mínimo "a nossa própria vida."

No mais, aqui estamos para divulgar os sucessos e as informações geradas pelo seu grupo, o que incentivará às outras donas de casa a participarem de grupos como seu.
   « Voltar

  ↑